sábado, 24 de agosto de 2013

[RESENHA] A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin

             







Titulo: A Guerra dos Tronos
Titulo Original: A Game of Thrones
Autor(a): George R. R. Martin
Nº de páginas: 587
Editora: Leya
   



    





Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

No primeiro livro da serie "Cronicas de Gelo e Fogo", o honrado Eddard Stark viaja à capital, Porto Real, para tomar lugar como Mão do Rei, seu amigo Robert Baratheon. Ned desconfia que a antiga Mão, Jon Arryn, foi envenenado pela rainha Cersei, logo, sabendo dos perigos em que Robert se encontra estando entre Lannisters, aceita viajar para proteger o amigo. É basicamente isso, e não vou falar mais porque vou acabar falando algum spoiler. Então... eu sinceramente não sei exatamente o que falar sobre Guerra dos Tronos, até porque quase todos conhecem a história do livro, leram ou assistiram Game of Thrones. Me encaixo na terceira opção.
Comecei a assistir a serie e confesso que no começo achei meio chato, por isso demorei anos para passar do quarto episódio, mas quando passei eu viciei. No lançamento da terceira temporada, comecei a ler o primeiro livro e demorei mais anos para terminar, isso fica evidente no meu histórico de leitura do skoob, mas um dos motivos foi o fato de eu saber exatamente tudo que ia acontecer por causa da serie. E, nossa, eu fiquei emocionada lendo mesmo assim. 
George Martin foi o ser que eu mais amei e odiei ao mesmo tempo. Odiei pelo fato de ele te proibir de ter um personagem favorito, porque teu personagem pode morrer a qualquer momento. E quando digo a qualquer momento, é a qualquer momento mesmo. Não é como livros normais, onde o mocinho vai morrer e do nada algo completamente fora dos limites da física e do entendível faz com que ele sobreviva. Por isso eu sempre digo: quando for começar a ler, aceite que seu personagem pode morrer com 5 flechadas nas costas ou com um punhal no rim. Depende do humor de senhor-papai-noel George.
Amo ele por ele existir. É sério. A escrita dele é realmente a melhor que eu já li em toda essa longa estrada que já dura 15 anos (?). Ele transporta o leitor para o mundo de Cronicas de Gelo e Fogo. Ele consegue deixar cada personagem com uma personalidade única e fazer com que não haja mocinhos e mocinhas. Cada um fez o que fez por seus motivos que vão sendo mostrados ao longo da história, então aquela pessoa que tu odiou no primeiro livro, pode ser o teu favorito no terceiro. Isso foi para um personagem específico, mas deixo no ar.
E eu tenho quase certeza que muitas pessoas vão abandonar o livro logo no inicio. Talvez por não ser acostumado com a escrita mais "cansativa" ou achar a história meio parada no inicio, mas digo que continuem. O livro é ótimo, o autor é ótimo e preciso comentar q o físico do livro também é lindo. 
É verdade que nos últimos meses a serie e os livros estouraram de uma maneira incrível. Porém, eu apoio, então... leiam. A história é muito bem estruturada e nem um pouco previsível, deixando o leitor cada vez mais boquiaberto com os acontecimentos.
E, para terminar a resenha:

Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada. - Tyrion Lannister

Quando as neves caem e os ventos brancos sopram, o lobo solitário morremas a alcateia sobrevive. - Eddard Stark

Quando se joga o jogo dos tronosganha-se ou morre. - Cersei Lannister

Um comentário:

  1. Confesso que tenho certa preguiça pra essa serie, tanto os livros quanto na tv. Talvez pela quantidade de paginas ou pelo burburinho que causa. Mas ainda vou dar uma chance :)

    ResponderExcluir