terça-feira, 13 de agosto de 2013

[RESENHA] Espíritos de Gelo - Raphael Draccon

 







Titulo: Espíritos de Gelo
Titulo Original: Espíritos de Gelo
Autor(a): Raphael Draccon
Nº de páginas: 172
Editora: Leya


Um homem acorda acorrentado com os braços para cima em uma sala escura, com dois torturadores vestidos com detalhes masoquistas ao lado e um interrogador baixinho, vestido com roupas sociais e uma camisa surrada do Black Sabbath. Eles o informam que ele acordou em uma banheira sem um rim e sofreu um choque amnésico, que o impede de lembrar os detalhes. Assim sendo, eles partem do princípio de que outros choques traumáticos podem desbloquear essas memórias, se necessários. E se iniciam as piores partes. O livro faz referências à lenda urbana da banheira de gelo, às lendas ao redor da história do rock’n roll e até às motivações e psicologia ao redor da criação de lendas urbanas.
A sinopse já explica, basicamente, toda a história do livro. Um jovem acorda acorrentado com os braços pra cima em uma sala, com dois torturadores e um interrogador. Ele descobre que acordou em uma banheira sem um rim e que não lembra de nada por conta de um choque amnésico. Acreditando que outros "choques traumáticos" podem ajudar a lembrar de tudo que aconteceu, o homem - que não é dito o nome - começa a ser interrogado e, após cada momento que não lembra o que acontece, ele passa por um ato de tortura. Ao longo do livro, ele descreve tudo que lembra, descrevendo por cima a adolescência, como conheceu a namorada e etc.
Raphael Draccon, o mesmo autor de Dragões de Éter, conseguiu fazer algo completamente diferente da trilogia. A trilogia tem toda a história mais voltada para a fantasia, para as história infantis e para o romance, digamos - não que seja um livro infantil, entendam o que eu digo. Espíritos de Gelo é (muito) mais adulto. Cenas com violência e tortura bem explicadas, deixando evidente a dor do personagem pelo fato da história ser narrada em primeira pessoa, e cenas bem caracterizadas de sexo. E, também, com o vocabulário sujo. Bem sujo, de acordo com o que avaliei.
Vou ressaltar que, particularmente, gostei muito das torturas. achei bem... originais. Principalmente amassar um dos dedos da mão do personagem com um martelo para amaciar carne. Senti dó até depois de ter terminado o livro só pela descrição de como foi aquela tortura. Não que tenha sido extremamente bem descrita, mas pelo fato de ser o próprio homem descrevendo a sensação, é muito mais impactante. 
Gosto das ênfases do Raphael em alguns parágrafos. Ênfases do tipo:
Eles bateram ao mesmo tempo. 
Isso que foi o pior.
Ao mesmo tempo.
Acho que isso deixa o texto e até a história mais impactante até certo ponto. Dando mais emoção ao que ocorreu na cena e deixando claro o grau disso. 
Porém, todo livro tem seu lado negativo. Durante o livro, acontecem alguns monólogos que, ao meu ver, ficaram confusos. Não que isso influencie diretamente na história, porém deixa a leitura mais chata e a vontade de passar aquilo rapidamente aumenta. Aceitei pelo fato de ser parcialmente importante para o entendimento do que estava acontecendo. 
O final... Ah, o final. Ele me surpreendeu. De verdade. Não sei porque foi extremamente diferente do que eu pensei ou porque aconteceu algo surreal o suficiente pra eu ficar com um claro ponto de interrogação na testa. 
Particularmente achei o livro bom. Ele me prendeu de verdade e terminei de ler em um tempo quase recorde. Sei que ele tem 172 páginas e isso faz com que a leitura seja rápida, porém o modo fluído como Draccon monta seus textos e o jeito em que a história prende o leitor contribui muito mais que o pequeno número de páginas. 
Sinto que algumas pessoas vão odiar ele por motivos pessoais, porém ainda recomendo. É uma leitura curta, gostosa e interessante. Não vai lhe tomar um tempo gigante, então, caso não goste, apenas dê 1 estrela no skoob e a vida continua.

2 comentários:

  1. Tenho que dizer que essa resenha despertou minha curiosidade! Já tinha ouvido falar de "Espíritos de Gelo", mas nunca tinha lido a sinopse :/ Parece ser muito bom...
    http://meuspoucoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui despertar nas pessoas a vontade de ler. Meta cumprida! haha Leia, e depois me diga o que achou.

      Excluir